Gamers4Nature

Num período em que promover a consciencialização ambiental é premente, o projeto Gamers4Nature (G4N) concebeu uma Toolkit to Game Design, um artefacto tangível, que visa familiarizar e envolver os alunos de ensino secundário e superior no processo de criação de jogos digitais sobre o meio ambiente, motivando-os para as temáticas endereçadas. Como extensão do artefacto tangível, a equipa do projeto G4N desenvolveu um portal-repositório que atua como a presença online do projeto e como repositório de materiais, resultados e jogos criados no âmbito do mesmo. A plasticidade da G4N Toolkit, nomeadamente das cartas temáticas que a constituem, promove a criação de novos conjuntos de cartas temáticas sobre questões ambientais. Não obstante, no âmbito de parcerias com entidades relacionadas com o ambiente ou escolas, o papel de criar e inserir os conteúdos nas cartas recai sobre essas entidades, que muitas vezes não possuem competências de design: contexto em que surgem problemas que desrespeitam princípios de design e as diretrizes da marca G4N. Identificada a necessidade de estabelecer uma estratégia que possibilitasse, simultaneamente, a criação autónoma de cartas temáticas e o respeito pela identidade G4N, definiu-se, concebeu-se, desenvolveu-se e avaliou-se uma ferramenta digital, agregada ao portal-repositório, intuitiva e desenhada com base nas necessidades do público-alvo, que pretende reduzir a curva de aprendizagem e a carga cognitiva dos seus utilizadores.

Mónica Aresta

Pedro Beça

Sofia Ribeiro